Descrição
Planilha de Balanço Patrimonial com DRE
Tenha o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de cada mês na mesma planilha, permitindo visualizar as variações mensais, além de indicadores, gráficos e notas explicativas sobre os conceitos de cada área do Balanço Patrimonial.
- Receitas
- Despesas
- Ativo
- Passivo
- Patrimônio Líquido
- Receitas Operacionais
- Receitas Financeiras
- Impostos
- Investimentos
- Despesas Financeiras
- Lucro
- Margem de Contribuição EBITDA
- Resultado Financeiro
- Capacidade de Pagamento
- Gestão Operacional
- Estrutura de Capitais
- Capital de Giro
- Rentabilidade
O que é Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial é um relatório contábil que tem como objetivo avaliar a situação patrimonial e financeira de um negócio em um determinado período de tempo.
Ele é um dos documentos mais importantes para uma empresa, pois mostra a situação geral de seus bens, direitos e obrigações.
Quando combinado com a DRE, torna-se uma ferramenta indispensável na avaliação da viabilidade econômica de uma empresa, permitindo analisar os resultados de um período específico e fornecer informações relevantes para embasar as decisões estratégicas da empresa.
Apesar de sua importância, o Balanço Patrimonial ainda é desconhecido pela maioria dos empreendedores, o que faz com que não aproveitem todas as informações estratégicas que esse relatório pode oferecer para impulsionar a saúde financeira de seus negócios.
Qual a importância do balanço patrimonial para uma empresa?
O Balanço Patrimonial, também conhecido como BP ou “balanço contábil”, é a principal demonstração financeira de uma empresa, pois apresenta todos os seus bens, direitos, investimentos, obrigações e fontes de recursos.
Seu objetivo principal é mostrar a trajetória dos recursos financeiros da empresa, fornecendo uma visão completa de seus recursos. Dificilmente um gestor toma decisões em uma empresa sem consultar o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Saber interpretar o Balanço Patrimonial ajuda a identificar se a empresa está indo bem e se é conveniente realizar inovações e investimentos, ou se está enfrentando dificuldades e é necessário reduzir gastos e custos.
Um gestor não pode fazer um planejamento financeiro adequado sem conhecer a saúde da empresa, uma vez que o planejamento estratégico depende, em grande parte, das informações fornecidas pelo Balanço Patrimonial.
Ter todas as transações financeiras devidamente registradas demonstra aos investidores a integridade da empresa, transmitindo confiança para novos investimentos e comprovando sua saúde financeira e viabilidade econômica.
O Balanço Patrimonial é composto pelo ativo, passivo e patrimônio líquido. É como uma balança, com os bens e direitos da empresa de um lado (ativo) e as obrigações do outro (passivo).
Nessa balança, é necessário que haja um equilíbrio, em que o total dos ativos (lado direito) seja igual ao total dos passivos (lado esquerdo), refletindo a visão patrimonial.
Abaixo podemos ver um exemplo da estrutura do Balanço Patrimonial exemplificada:
Balanço Patrimonial | |
ATIVO | PASSIVO |
bens + direitos
Ativo Circulante e Não Circulante
|
obrigações com terceiros
Passivo Circulante e Não Circulante |
PATRIMÔNIO LÍQUIDO | |
obrigações com a empresa (diretores, acionistas, etc.) | |
TOTAL DO ATIVO 00,00 | TOTAL DO PASSIVO 00,00 |
Muito importante ter sempre em mente que o total dos ativos sempre será igual ao total dos passivos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.