Liderança empresarial: Qual é o papel do líder?

Mas afinal, como um quais são as responsabilidades da liderança de uma empresa?

Você também pode gostar de: Aprenda a criar metas matadoras! Conheça a metodologia SMART!

Controle financeiro para empresa em 2020! O guia completo.

Ser um líder não é algo simples. Grande parte dos cargos de liderança buscam colaboradores que além do talento, consigam suportar uma carga de stress mais alta do que a maioria!

Afinal de contas, o líder é o responsável caso algo de errado!

Aliás, quando você ocupa um cargo de liderança/gestão, entende que, são mais do que negócios, você acaba lidando com pessoas, e isso para muitos é extremamente complicado.

As dificuldades da posição de liderança

Se você não sabe lidar com pessoas, talvez você não seja o colaborador mais qualificado para ser um líder, visto que, na maioria dos casos, o líder é o profissional deve entender mais sobre o seu próprio time.

Pessoas são complicadas. Se você já trabalhou em algum setor técnico, sabe que quando envolvemos pessoas, tudo fica mais difícil.

Talvez seja o ego, ou quem sabe falta de empatia. O que sabemos é que se você não sabe trabalhar em equipe, não vai muito longe.

Principalmente em areas de comunicação! Além disso, ser um bom comunicador não basta, é preciso ENTENDER de pessoas!

Aprender a lidar com as diferenças e desavenças diárias não é um trabalho fácil! É por isso inclusive que a remuneração das profissões de alto desempenho tende a ser alta.

Além do esforço e trabalho, você precisa ter um psicológico muito bem desenvolvido para conseguir estabilizar ambas as partes (diretoria e colaboradores).

Afinal, quem não gostaria de ganhar mais?! Mas agora, quantos estão dispostos a trabalhar mais do que a maioria e ainda por cima abdicar dos finais de semana?!

Como ser um líder melhor?

Assim como grande parte das suas “skills” sociais, a liderança é algo que, antes de tudo, só pode ser melhorada quando é praticada!

Contudo, existe algumas maneiras de melhorar alguns aspectos da sua gestão, isto é, implementar algumas melhorias para ter um resultado final melhor.

Habilidades de um bom líder

Empatia

Talvez essa seja o “skill” que falte em quase todos que ocupam cargos de liderança.

A habilidade de entender as diferenças do outro, entender que viver em sociedade é seguir um propósito maior, mas sem mudar completamente como o outro é.

Ter empatia te ajuda a entender que cada um deve cumprir um papel diferente. Estamos em 2020 e mais de 60% do colaboradores atua em uma area na qual não tem facilidade!

Como líder, seu papel é direcionar a sua “workforce” da melhor maneira possível. As vezes um colaborador consegue performar melhor sendo o responsável pelo financeiro do que pelo setor de vendas!

Escute os outros

Em segundo lugar da lista, mas não menos importante.

Com a empatia você escuta o que o outro diz, mas é so quando você escuta os seus colaboradores que você entende o que eles precisam!

Não seja alguém que “finge” dar atenção ao seu colega de trabalho! Isto é, esteja sempre disponível para entender quais são as dores no local de trabalho.

E eu digo que você deve escutar de verdade! Por isso existe uma diferença muito clara entre o chefe x o líder!

O chefe é alguém que cobra, mas não agrega! Fala mas não escuta. Seus colaboradores precisam ter certeza que você está lutando junto com eles, e não o contrário!

Disciplina

Você deve ter a mesma postura que você tem com uma criança com o seu colaborador!

Isso mesmo! Mas não me entenda errado, eu não falo isso para você tratar os seus colegas de maneira errada!

O meu ponto é que, assim como uma criança, você não pode somente falar o porque não se deve fazer algo, e sim ser o primeiro a fazer da forma correta!

“O discurso fala, mas o exemplo arrasta”

Por isso é tão importante você ser a ancora, o verdadeiro exemplo para o seu time! Afinal, é impossível ser melhor quando o seu próprio líder não cumpre com o combinado.

Gestão de tempo

Nosso dia é sempre corrido, não é verdade?

Estamos fazendo ligações, entregando planilhas, revisando propostas e indo em reuniões! Entretanto, como algumas pessoas conseguem produzir tanto durante o dia enquanto outras vivem perdendo os prazos?!

Seguido da disciplina, a gestão de tempo, é o que mantém um líder dentro do jogo. Muitos gerentes e gestores ainda possuem dificuldades na hora de gerir prazos e entregar projetos.

Alguns dizem que a culpa é da equipe, ou que a diretoria deu um prazo muito curto! Olha, em alguns casos até pode ser verdade, afinal de contas, estamos sempre lidando com muito trabalho!

Mas não podemos esquecer da nossa gestão própria de tempo! Como você deseja que o seu time entregue tudo dentro do prazo se você é o primeiro cobrar fora do prazo?

A organização deve sempre vir de você, reforçando o que foi dito acima, você deve ser o ponto de partida! Todo líder é visto como o pilar, o fator de excelência que deve ser seguido por seus colaboradores!

Negociação

Por último mas não menos importante, vem a habilidade de negociar!

E preste bem atenção, eu não estou falando somente da negociação voltada somente para negócios, mas sim o papel do líder sendo o moderador na própria empresa.

Se você não sabe negociar, provavelmente não vai conseguir entregar bons clientes para o seu negócio, não vai fechar bons acordos e por consequência não irá acordar boas remunerações para a sua equipe.

Ser um bom negociador não é uma questão de pura sorte, ou alguma habilidade única! Seguindo o mesmo raciocínio das vendas, se você segue um processo eficiente, vai conseguir vender sempre.

Diferenças entre um líder e um chefe

Mas afinal, existe diferença entre um líder e o chefe?!

Sim, e muita por sinal! Você pode perceber que quando alguém reclama do trabalho, geralmente ela atribui a reclamação ao “chefe” e nunca ao líder.

“Meu chefe é chato” Meu chefe é muito egoísta” “Você não vai acreditar no que o meu chefe fez…”

Desse modo, o chefe é sempre visto como o tirano!

Ou seja, alguém “mandão” que não respeita os seus funcionários. Por isso, na maioria das vezes, um líder é visto como uma figura de inspiração.

Alguém em quem se espelhar, um modelo de ética, respeito e bom trabalho.

Agora depende de você! Como você deseja ser visto por seus colaboradores? “O chefe” ou líder?

Ei, gostou do artigo?! Não se esqueça de compartilhar no seu Linkedin. Quem sabe mandar para o seu chefe? Assim ele acaba virando um líder!

PS: Se você precisa da MELHOR planilha de gestão de fluxo de caixa da internet não se esqueça de clicar aqui!

Open chat
1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by