A importância das soft skills na crise econômica atual!

Soft skills

Porque as “soft skills” são tão importantes?

Você faz tudo o que é preciso. Entra em uma boa faculdade, faz uma pós ou MBA mas mesmo assim, não consegue encontrar uma boa oportunidade no mercado, as vezes, o problema é social.

As soft skills são um dos conjuntos mais buscados em qualquer profissional no mercado. É claro que, a habilidade técnica é importante, contudo, não é um dos fatores decisivos na hora da contratação.

Hoje, muitos profissionais não conseguem uma oportunidade por falta de “habilidade social”. Cooperação, flexibilidade e liderança são só alguns dos soft skills mais procurados.

Geralmente, um profissional completo, tem:

  • Uma boa comunicação.
  • Sabe colaborar com colegas de equipe.
  • Consegue aguentar a pressão em momentos decisivos.
  • É flexível a mudanças.
  • Sabe liderar equipes.

Alguns profissionais ainda negligenciam a importância de desenvolver essas habilidades, entretanto, cada vez mais empresas estão buscando um colaborador já tenha algumas dessas habilidades.

O local de trabalho é provavelmente o lugar onde você irá passar a maior parte da sua vida (tirando a faculdade/escola e a sua casa).

É de extrema importância manter um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, principalmente em empresas maiores onde a gestão é mais dividida.

Ninguém, eu repito, absolutamente ninguém iria suportar trabalhar em um ambiente hostil ou deliberadamente desorganizado.

O lado humano, a comunicação e a flexibilidade são habilidades de extrema importância, primordialmente entre colegas de equipe.

Afinal de contas, eu tenho certeza que você já ouviu falar ou conhece alguma empresa assim. Com ótimos funcionários mas com um ambiente de trabalho completamente desorganizado e hostil, visto que, boa parte das empresas, tendem a esquecer do fator humano.

Como melhorar as soft skills?

Como sempre, a prática toma um papel fundamental aqui.

Quanto mais exposição você receber, melhor irá desenvolver essas habilidades já que, como a maioria dos processos, é preciso estar buscando uma melhora continua.

Entretanto, não vamos te deixar na mão! Veja algumas dicas práticas que podem ser aplicadas a partir de hoje

Organize o seu tempo

Muitas pessoas não conseguem bater as metas solicitadas, principalmente se elas estão enfrentando uma “deadline”.

Aqui, a melhor opção é sempre manter a organização em dia. Use apps de produtividade, faça checklists diárias e aprenda a respeitar prazos.

Isso irá melhorar muito a visão dos seus superiores sobre o seu trabalho.

Inteligência emocional

Talvez seja um dos fatores mais determinantes sobre a conquista de uma vaga ou não principalmente em posições de maior responsabilidade.

Muitos gestores ainda não conseguem controlar o seu próprio emocional. Isso representa um grande perigo, principalmente nos níveis “acima”.

A falta de controle emocional não é bem vista, principalmente por outros colaboradores. Você deve entender que haverão momentos onde a situação será complicada, cabe a você escolher como irá reagir.

Tente se controlar sempre e adicione algumas atividades extras (academia, corrida, meditação ou até mesmo yoga). Tudo é válido na hora de reduzir o stress.

E se precisar de ajuda extra, conheça a nossa planilha sobre gestão de tempo e coaching clicando aqui.

Aprender a ouvir

Por último mas não menos importante, vem a habilidade mais procurada e menos desenvolvida por colaboradores, aprender a ouvir.

Nós temos uma tendência natural não escutar a opinião alheia. Sempre estamos querendo expor o nosso ponto de vista, o mais rápido possível!

Contudo, isso não é uma atitude saudável e pior ainda, pode prejudicar nossos relacionamentos no ambiente de trabalho, gerando brigas e discussões por qualquer coisa.

Eu sei, não é fácil ouvir o outro, principalmente quando acreditamos que estamos certo, mas lembre-se, uma coisa é se impor pelo seu ponto de vista e outra é achar que sempre está certo.

Quando receber algum feedback alheio sempre avalie primeiro. Nunca tente rebater ou opinar de forma agressiva, principalmente se você já ouviu algo parecido dos outros colegas.

No fim, todos os soft skills são necessários para manter o ambiente de trabalho estável! Com um pouco de força de vontade e vergonha na cara, todo mundo pode fazer do escritório um lugar mais prazeroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by