A importância da gestão de pessoas dentro do seu negócio.

Todo negócio depende de diversos fatores para funcionar da maneira adequada. O administrativo deve conversar com o financeiro, que tem que entender o setor de vendas e ao mesmo tempo entender o RH.

Afinal de contas, assim como o corpo humano, cada setor de uma empresa é responsável por manter um parte vital ativa.

Veja também: Como abrir um MEI em 2020, o guia completo.

Como uma grande orquestra, nada funciona sozinho. Um departamento depende do sucesso do outro para prosperar.

Ou seja, se o setor de vendas está em dia, o financeiro responde bem, e junto a isso o RH também. Tudo se transforma em um grande “conjunto”.

Mas e quando esquecemos do principal?

Alguns vão dizer que o time mais importante é o comercial, principalmente sendo ele o principal responsável por trazer clientes para a empresa.

Outros, vão dizer que é o administrativo, por ser responsável pela “organização” da casa.

Entretanto, todos eles tem um ponto incomum, que na maioria das vezes é ignorado por seus supervisores, gerentes e gestores.

O fator humano.

Todas as propostas enviadas, ligações atendidas e balancetes avaliados são o resultado de um único “produto”, o ser humano.

Qual a importância da gestão de pessoas para a minha empresa?!

“Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”. Essa é uma das frases mais atuais para o mundo do empreendedorismo, sobretudo se você é um empreendedor iniciante.

Independente de quanta tecnologia a sua empresa tenha, capital ou network, o mais importante é cuidar muito bem dos seus colaboradores, sobretudo, das posições que mais “seguram as pontas”.

Uma boa gestão de pessoas é marcado justamente pelo quanto os seus colaboradores entendem e desejam fazer parte do seu negócio.

Ao mesmo tempo que você precisa de um colaborador que seja acima de média, é preciso entender que, ele também deve entender que é uma peça importante na sua operação.

Métricas, CRM, metas de vendas, balancetes, planilhas só são importantes depois que você conhece e entende as necessidades dos seus colaboradores.

E quais são os resultados de uma boa gestão de pessoas?

Nós temos diversos fatores positivos, entre eles:

  • Melhoria do clima organizacional.
  • Aumento na comunicação e feedback.
  • Identificação e desenvolvimento de novas lideranças.
  • Colaboradores engajados para fazer o melhor trabalho possível.
  • Aumento na taxa de conversão de clientes.

Quero melhor a gestão de pessoas da minha empresa, por onde devo começar?

Primeiramente é necessário avaliar quais medidas devem ser tomadas, principalmente quando falamos de gestão de equipes.

As métricas principais são:

  • Motivação
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Conhecimento e competência
  • Treinamento e desenvolvimento

Motivação

O primeiro passo é entender qual a motivação que você está oferecendo para seus colaboradores. É só dinheiro?! Posições melhores?! Um bônus por performance?!

É importante definir muito bem como você pretende motivar a sua equipe, nem todos estão atrás do dinheiro, reconhecimento é vital em alguns casos.

Comunicação

A motivação é inegavelmente o pontapé inicial para o crescimento de time, entretanto, uma boa comunicação é obrigatório, principalmente quando falamos de gestão.

Ouvir o que a sua equipe tem a dizer pode ser a solução dos seus problemas de performance.

Na maioria dos casos, você só precisa prestar atenção nas eventuais reclamações que chegam até você, até porque, grande parte dessas reclamações tem fundamento.

Trabalho em equipe

Você já deve ter entendido que, se você tem uma equipe organizada, terá bons resultados. Entretanto, muitos empreendedores ainda erram quando o assunto é trabalho em equipe.

Em todo negócio, sempre irá ter alguém melhor e pior, independente do seu nicho. A sua função como gestor é fazer com que seus colaboradores trabalhem como um verdadeiro time, um único organismo com um objetivo incomum.

Contudo, não é nada responsável escolher ou favorecer determinados tipos de funcionários, isso pode criar tensões internas e piorar o relacionamento dentro da empresa.

Dessa maneira, é sempre importante dar atenção a todos da mesma forma, sem favoritismo. Quando toda a sua empresa trabalhar com o mesmo propósito, você irá colher ótimos resultados.

Conhecimento e competência

Muitos empreendedores estiveram nesta situação, afinal, e se eu qualificar alguém e ele me deixar?! Não é mais fácil contratar alguém que já tenha o conhecimento e a qualificação que minha empresa precisa?!

Esse é um dilema muito comum, principalmente na hora das contratações. Contudo, é muito simples fazer uma boa escolha. Você sempre deve ter em mente que, qualificação técnica pode ser aprendida, em qualquer momento, por qualquer um.

O fator mais importante na hora da contratação o caráter de cada pessoa. Se você escolhe alguém super qualificado, mas que, em contrapartida, não cumpre prazos, não tem resiliência e não sabe trabalhar em equipe, você só vai piorar sua situação.

É de extrema importância escolher alguém que tenha valores fortes e que sejam de acordo com a sua visão para com o seu negócio. Afinal, você sempre pode ensinar alguém que está disposto a aprender, mas nunca o contrário.

Treinamento e desenvolvimento

Fazemos atividade física para melhorar o desempenho e a saúde do nosso corpo, e da mesma maneira você deve tratar a sua equipe.

Ainda assim, entregar novos desafios, treinamentos, buscando sempre melhorar o desenvolvimento é importante. Lembre-se, hoje, a maneira como fazemos negócio mudou muito.

Você deve estar disposto a fazer coisas diferentes, principalmente se já atingiu um platô com os seus resultados.

Treinamentos, cursos, novas técnicas de prospecção são importantes para manter o seu time afiado.

Hoje vimos a importância de manter uma boa gestão de pessoas, principalmente se você é um empreendedor iniciante!

Então, se você deseja manter a produtividade e a organização em dia na sua empresa, não se esqueça de conferir a nossa planilha:

Planilha fluxo de caixa, DRE e relatórios.

Portanto não se esqueça, quem entende de pessoas, entende de negócios.

Open chat
1
Olá,
Podemos Ajudar?
Powered by